Especialidades

Plástica Ocular

A Plástica Ocular, também conhecida como oculoplástica, é uma subespecialidade da oftalmologia que cuida da região periocular e frontal, no terço superior da face. Trata de problemas relacionados com as pálpebras, vias lacrimais e órbita. Esse procedimento subdivide-se em dois segmentos: plástica restauradora e estética.

A plástica restauradora corrige o mau posicionamento das pálpebras e dos cílios, reconstrói pálpebras traumatizadas, desobstrui as vias lacrimais, cuida e remove tumores palpebrais e trata dos xantelasmas (manchas amarelas nas pálpebras) e ptose (pálpebra caída).

A Plástica Estética retira o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, além de corrigir ptoses leves. Essa cirurgia valoriza e rejuvenesce o olhar, corrigindo os efeitos do envelhecimento palpebral, uma vez que estas são responsáveis pelo olhar cansado.

Esses procedimentos devem ser realizados por médico oftalmologista, pois ele conhece todas as funções e estruturaras oculares. O resultado cirúrgico será o aperfeiçoamento da estética facial com a integridade de todas as funções oculares.

Desobstrução do Canal Lacrimal

A obstrução do canal lacrimal pode ocorrer em adultos e crianças. Na criança isso ocorre pela não abertura de uma membrana que comunica as vias lacrimais à porção interna do nariz. No adulto, geralmente na terceira idade, pode ocorrer por um processo cicatricial ou ser secundário a processos patológicos.
Geralmente este não é um problema grave. No entanto, a obstrução do canal lacrimal causa acúmulo de lágrima dentro do saco lacrimal, predispondo a formação de um processo infeccioso.
Os sintomas mais comuns são: acumulação excessiva de lágrima no globo ocular, inchaço e vermelhidão no canto interno do olho, visão borrada e aparecimento de crostas amarelas de aparência pegajosa na margem palpebral.
Ao observar qualquer um desses sintomas, consulte o seu médico oftalmologista. Nunca se auto medique.

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é uma tecnologia capaz de acabar de forma definitiva com a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. “A cirurgia refrativa, também conhecida como cirurgia a laser para correção de grau, é um termo genérico utilizado para descrever procedimentos cirúrgicos que melhoram a habilidade do olho focalizar a imagem através da correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo”, Dr. João Filho explica.

O Excimer Laser , máquina capaz de fazer a correção na curvatura da córnea, existe há 20 anos. Para poder realizar cirurgias do tipo na região do Cariri, Dr. João Filho criou o View Center Laser e adquiriu um dos aparelhos mais modernos do mercado ao lado de dois oftalmologistas parceiros.

“A maioria dos pacientes são potencialmente bons candidatos a se submeter à cirurgia refrativa. Pessoas com diferentes tipos de erro refracional, seja miopia, astigmatismo ou hipermetropia, podem obter ótimos resultados”, Dr.João Filho explica.  A Cirurgia dura menos de 15 minutos  – a aplicação do laser no olho dura cerca de 40 segundos  –  e o paciente se recupera dentro de poucos dias.